Jornal Página do Estado

Peritos americanos chegam a MT para combater incêndios florestais

CBMT

O Ministério da Defesa anunciou que peritos da Guarda Florestal dos Estados Unidos vêm ao Brasil para atuar nos incêndios na região Amazônica. Os profissionais irão atuar em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte) e Gaúcha do Norte (595 km ao norte) a partir desta sexta-feira (13).

A equipe americana chegou ao Brasil na quinta-feira (12) e participou de uma reunião com o Ministério da Defesa no Centro de Operações Conjuntas, em Brasília. Eles irão auxiliar os trabalhos da Operação Verde Brasil, que combate queimadas e o desmatamento ilegal na floresta.

Não foram divulgadas muitas informações sobre a atuação dos peritos da Guarda Florestal em Mato Grosso. Por enquanto, o Ministério da Defesa revelou apenas que os profissionais irão trabalhar junto com do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A previsão é que a equipe americana fique em Mato Grosso por cerca de duas semanas. Em Chapada dos Guimarães o fogo ultrapassou o Parque Nacional e se aproxima da zona urbana e de áreas rurais habitadas. Já em Gaúcha do Norte foram registrados mais de 350 focos de incêndio desde de janeiro, além do município ser bem localizado para os atendimentos na região norte do estado.

Esta sexta-feira é o 19º dia da Operação Verde Brasil, que reúne mais de 7 mil profissionais no combate às chamas nos estados da região Amazônica. Além desse efetivo, são utilizadas 170 viaturas, 50 embarcações e 15 aeronaves. Na operação, as Forças Armadas auxiliam o trabalho dos servidores estaduais e municipais no combate ao fogo e repressão de desmatamento ilegal, fator que contribui para o avanço do fogo.

Fonte: Gazeta Digital

Jornal Página do Estado

Leia também:

Nível do mar deve subir até 1 metro em 8 décadas por causa do aquecimento global

O Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC), criado pelas Nações Unidas (ONU), apresentou nesta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *